Detalhe da Notícia
I Congresso do Planalto das Cesaredas
04-04-2017
|
|
No passado dia 31 de março, 1 e 2 de abril realizou-se o I Congresso do Planalto das Cesaredas no Auditório Municipal da Lourinhã
No passado dia 31 de março, 1 e 2 de abril realizou-se o I Congresso do Planalto das Cesaredas no Auditório Municipal da Lourinhã, promovido pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
No evento foi divulgado o conhecimento que existe nas várias áreas de estudo sobre o património natural e edificado, sobre as pessoas e as tradições, sobre os instrumentos que permitem e condicionam a gestão territorial, e ainda as ameaças àquele território bem como o seu potencial. Foi um congresso participado, em que houve interação entre palestrantes e participantes, sempre com uma abordagem construtiva, até mesmo sobre os temas mais sensíveis.
A par de todo o conhecimento, foi também possível observar uma exposição fotográfica sobre a atual fauna e flora do planalto, e ainda, degustar as iguarias da Lourinhã, como a doçaria tradicional e os bombons artesanais.
Foram dias cheios, intensos, com verdadeiros momentos de partilha sobre o Planalto das Cesaredas. Partilha de conhecimento, de emoções, de convívio - de quem lá vive, de quem o avista, de quem o visita e fica, e de quem o estuda. E pela importância que assume nas suas vidas, querem dar o seu contributo para que os seus filhos e netos tenham a mesma oportunidade de o vivenciar em condições semelhantes.
Conclui-se, assim, que há um Grupo, composto por vários grupos e por várias pessoas, que de forma abnegada, estão empenhadas em continuar a trabalhar, e a dar o seu tempo e a sua energia, e a fazerem-se ouvir, em prol de um bem comum, que encerra um valor maior do que o que se conhece, e que tem a capacidade de provocar um bem-estar revigorante e apaziguador. É assim que é, o Planalto das Cesaredas. E foi assim que se experienciou o I Congresso do Planalto das Cesaredas, num ambiente rico e salutar, que deixa vontade para explorar, ainda mais, os temas abordados, num segundo congresso.