Detalhe da Notícia
Comunicado - Governo articula com Autarcas e Autoridades a estratégia para minimizar riscos da covid-19 nas fileiras agroalimentares
08-07-2020
Reunião decorreu na passada terça-feira (7 de julho) na Comunidade Intermunicipal do Oeste.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estiveram reunidos com o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Presidente Pedro Folgado, e demais colegas Autarcas desta Comunidade, Presidente da CIM de Leiria, representantes da CIM da Lezíria do Tejo e CIM do Médio Tejo e demais Entidades, para definir a estratégia de minimização da Covid-19 nas fileiras agroalimentares.

A fiscalização e a coordenação com autarquias, entidades locais e produtores são as apostas para minimizar os riscos de propagação da Covid-19 das campanhas da fruta no Oeste.

O guia de boas práticas que dá orientações aos produtores, mas também aos embaladores, e que deve ser seguido ao detalhe durante as campanhas da apanha da fruta foi apresentado como documento pilar para o sucesso.

O documento, elaborado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e pela Direção-Geral da Saúde, determina as medidas a tomar por produtores e entidades locais e regionais para prevenir o máximo de riscos nas fileiras do setor agrícola.

Nesta reunião, foi delineado com os Presidentes de Câmara aquilo que são os procedimentos que se devem adotar, na articulação com as diferentes entidades e governo, especialmente quanto à mobilidade de trabalhadores, uma questão muito importante. Ficou também definido todos os cuidados que devem existir, sinalizando que as situações que possam suscitar maiores riscos, possam ser analisadas de forma pró-ativa e, a partir daí, tomar todas as medidas necessárias, nomeadamente a realização de testes.

A fiscalização preventiva das condições em que são desenvolvidas as atividades agrícolas é a estratégia de base para o sucesso que contará certamente com a disponibilidade dos nossos empresários do setor, para se efetivar o estrito cumprimento no definido pelo normativo da DGS.

O sucesso de uns será o sucesso de todos para que o Oeste, uma vez mais, possa ser uma região de excelência na promoção dos seus produtos alimentares. Acreditamos, assim, que vai correr tudo bem.

Presentes estiveram ainda altos dirigentes do Ministério da Agricultura - Diretores DRAP Centro e Lisboa e Vale do Tejo, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Proteção Civil.



O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste
Dr. Pedro Folgado
 
 
Consultar Comunicado aqui 
Consultar Procedimentos de Prevenção e Controlo de infeção para o setor das frutas e legumes (explorações agrícolas e centrais de embalamento e armazenamento) aqui 
 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação