Detalhe da Notícia
Já estão abertas as candidaturas à “Árvore do Ano de 2021”
25-09-2020
A árvore escolhida irá representar o país no Concurso Europeu da Árvore do Ano 2021.

O Concurso para Árvore Portuguesa 2021 é aberto à participação de qualquer entidade ou particular - pode consultar as regras e fases detalhadamente no regulamento.

O propósito da iniciativa é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, focando-se na história da árvore e na sua relação com as pessoas.

Em Portugal, um júri procede à seleção de 10 árvores que posteriormente ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso. A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do Concurso European Tree of the Year.




Todos os anos a votação para a Árvore Europeia do Ano é organizada pela Environmental Partnership Association (EPA), e a UNAC – União da Floresta Mediterrânica é a organizadora do concurso nacional, que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano.

Calendário do Concurso:
  • Apresentação de Candidaturas – 21 setembro a 14 de outubro
  • Anúncio dos 10 Candidatos Portugueses - 29 de outubro
  • Votação online - 30 de outubro a 23 de novembro
  • Anúncio do Vencedor - 26 de novembro
A votação online para eleger a Árvore Europeia do Ano 2021 irá decorrer durante o mês de fevereiro e a Árvore vencedora será conhecida em março do próximo ano, numa final constituída pelos vencedores dos diferentes Concursos Nacionais que se realizam em 16 países.

Em 2020, o Castanheiro de Vales foi eleito a Árvore Portuguesa do Ano, representando Portugal no concurso europeu. A milenar árvore portuguesa conquistou o 6º lugar com 17.048 votos.




Contamos consigo para candidatar uma ou várias árvores notáveis do Oeste!

Mais informações por favor contate a Câmara Municipal da sua área de residência.

Anexos: Regulamento e Enquadramento do concurso 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação