Detalhe da Notícia
Seminário Final Oeste + Igualdade
30-06-2023
|
|
No âmbito do projeto Oeste + Igualdade, co-financiado pelo PORTUGAL2020, POISE: Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e FSE: Fundo Social Europeu, no dia 29 de junho de 2023 decorreu, na Sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o Seminário Final do Projeto - “Partilha de Boas Práticas e Experiências”.
A sessão teve início com a intervenção do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Paulo Simões, que referiu a importância do pilar social no desenho das políticas públicas para que estas tenham um valor concreto na vida das pessoas.
Foi também realizada uma breve apresentação da Smart Region, uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial que, numa abordagem de big data e ciência dos dados, oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise dos dados gerados pelas redes Wi-Fi públicas dos municípios que, combinados com dados provenientes dos sistemas operacionais e das redes de sensores municipais, permite alavancar a construção de uma região de turismo inteligente e sustentável.
O primeiro painel contou com a intervenção de Bruno Cunha, Diretor Geral da Bizfuture, e de Susana Almeida Lopes, da SHL Portugal.
Foi apresentado o percurso até à implementação e avaliação dos Planos Municipais de Igualdade e Não Discriminação, nomeadamente:
- Fase de Diagnóstico
- Elaboração dos Planos Municipais com o envolvimento de decisores políticos e técnicos
- Fase de Divulgação e respetiva produção de suportes de materialização do projeto
Relativamente à Fase de Avaliação o objetivo passou por promover uma participação ativa e de proximidade, de interação com os responsáveis e motivar a intervenção. A metodologia utilizada foi de carácter quantitativo (questionários online; análise comparada entre objetivos, níveis de cumprimento e resultados) e qualitativo (fichas de monitorização; entrevistas aos diferentes níveis de liderança, stakeholders e grupos-alvo).
Como conclusões realça-se a consciencialização da importância da igualdade e a mobilização e interesse das pessoas auscultadas.
No segundo painel, Susana Almeida Lopes apresentou alguns exemplos de Boas Práticas no âmbito da Igualdade e não discriminação:
- A IBM promove o teletrabalho há muitos anos, fornecendo portátil e internet;
- A PLASTIDO que labora em regime de turnos encontrou forma de descanso de 4 dias seguidos;
- Incentivo à utilização da licença de paternidade;
- Benefícios para grávidas;
- Parque de estacionamento gratuito;
- Flexibilização do horário de entrada e de saída.
Por último, o terceiro painel contou com a intervenção da Técnica da Unidade de Desenvolvimento Social e Modernização da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Vânia Fernandes, da Técnica da Câmara Municipal de Abrantes, Marisa Espadinha e do Secretário Geral da Associação Empresarial da Região Oeste, Sérgio Félix.
Neste painel foram abordadas as perspetivas e desafios no âmbito da igualdade e não discriminação. A CIM Região de Coimbra e a Câmara Municipal de Abrantes referiram os respetivos caminhos percorridos nesta área, dando como exemplo algumas boas práticas realizadas, entre elas ações de sensibilização/prevenção e jogos pedagógicos sobre Violência no namoro, Igualdade de Género, Bullying e Violência e Discriminação contra Pessoas LGBTI+