Detalhe da Notícia
Inauguração do Edifício-Sede da Associação de Municípios do Oeste
14-05-2007
A Associação de Municípios do Oeste, realiza no próximo dia 15 de Maio, pelas 16.30 horas, a cerimónia de inauguração do seu novo Edifício-Sede.

A Associação de Municípios do Oeste, realiza no próximo dia 15 de Maio, pelas 16.30 horas, a cerimónia de inauguração do seu novo Edifício-Sede. A referida cerimónia terá lugar na Avenida General Pedro Cardoso, em Caldas da Rainha e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Dr. Eduardo Cabrita.

A elaboração do projecto do Edifício-Sede da Associação de Municípios do Oeste teve em conta alguns aspectos orientadores, nomeadamente o seu carácter de representatividade como edifício com funções políticas e administrativas ao nível da região Oeste, constituída pelos Municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, bem como as condições do local, a sua topografia, a futura envolvente urbana definida no plano camarário e a dinâmica que esta área irá desenvolver resultante da concentração de equipamentos públicos e da dimensão do espaço urbano previsto, criando uma nova centralidade na cidade de Caldas da Rainha.

O edifício desenvolve-se em três pisos acima do solo e um piso em cave, onde predominam a verticalidade e o uso da luz natural como elemento arquitectónico.

No que concerne à organização do edifício, o Piso -1 contempla 40 lugares de estacionamento, amplas áreas de arquivo e de arrumação; no Piso 0, com excepção das áreas para a informática e centro de documentação e informação, especializado no Oeste, localizam-se áreas de utilização mais geral: acesso principal e átrio, salão nobre, bar e um espaço de estar; no Piso 1 ficarão alojadas as áreas departamentais e no Piso 2 serão alojados os gabinetes da Presidência e sua dependência directa.

Nos pisos acima do solo, além dos gabinetes mencionados, este edifício dispõe do Salão Nobre com capacidade para 120 pessoas, sala de reuniões para 30 pessoas e 1 sala de formação com capacidade para 20 formandos.

Todo o edifício é marcado por áreas amplas, provido das tecnologias mais actuais, permitindo boas condições de trabalho e não comprometendo o desenvolvimento futuro da Associação.

Em termos de áreas, o Edifício conta com uma área útil de 2694,90 m2, distribuídos da seguinte forma: Piso -1: 1.168,39 m2; Piso 0: 500,50 m2; Piso 1: 659,30 m2 e Piso 2: 366,80 m2.

O custo global da construção do edifício, é de cerca de 2.400.000 €, financiados em 65% pela Medida 5 do Eixo 1 do PORLVT e em 35% pelo Município das Caldas da Rainha, que cedeu também o terreno para a implantação do Edifício-Sede, à Associação de Municípios.

Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação