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Comunidade Intermunicipal do Oeste desafia professores e alunos a descobrirem a ciência
04-03-2019
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A ciência e a valorização do conhecimento cientifico são essenciais ao sucesso educativo e, nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal do Oeste desafia os professores do 1º CEB (3º e 4º ano) a implementarem nas suas escolas um projeto cientifico.
A ciência e a valorização do conhecimento científico são essenciais ao sucesso educativo e, nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal do Oeste desafia os professores do 1º CEB (3º e 4º ano) a implementarem nas suas escolas um projeto científico, que culminará num seminário local de partilha de conhecimento com a comunidade – dia municipal da ciência, e num congresso regional em que cada Município se fará representar pelos seus alunos para esta partilha coletiva. Nestes dias, os alunos ganham voz e apresentam os resultados das suas pesquisas e investigações, discutindo resultados com especialistas das áreas investigadas.
Este projeto, a decorrer ao longo deste ano letivo, corresponde à ação Oeste Mais Ciência na Escola (2.1.1), do Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste, e pretende reconhecer a ciência na envolvência da escola, no dia a dia dos alunos, valorizando o conhecimento científico no território.
Com recurso a projetos previamente definidos e estruturados, os professores a lecionar o 3º e 4º ano do 1º CEB são convidados a implementar nas suas salas, com os alunos, um projeto de investigação onde o método científico é valorizado ao mesmo tempo que identificam fenómenos científicos no ambiente que os envolve no seu dia-a-dia.
Valorizar a ciência desde o início do ensino básico com atividades práticas e de investigação é fundamental para a estruturação do conhecimento e para a compreensão dos conteúdos curriculares, uma vez que, entre muitos aspetos, permite aos alunos dar sentido às aprendizagens e aos diferentes conhecimentos disciplinares que aqui se aplicam de forma interdisciplinar.
Os objetivos deste projeto assentam sobretudo em: despertar o interesse nos alunos pela ciência e conhecimento científico; Aumentar o conhecimento dos alunos sobre o seu território; Potenciar momentos de comunicação e interação entre alunos; e, valorizar o outro e o respeito pela diferença de opinião.
Serão constituídos grupos de professores em torno do projeto e das áreas que vão escolher implementar, sendo dado apoio continuo na implementação do projeto na sua sala.