Detalhe da Notícia
Oeste Educa+ | Viagem a Madrid, Espanha
17-06-2022
De 30 de maio a 3 de junho de 2022, dez professoras de vários graus de ensino, provenientes da Região Oeste, participaram numa Mobilidade de Job Shadowing, em Madrid, prevista no âmbito do Projeto Oeste Educa+, Programa Erasmus + – KA101 – Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar.

Escolas participantes:
  • Agrupamentos de Escolas da Abrigada e de Damião de Goes (Alenquer)
  • Externato Cooperativo da Benedita – Instituto N. Sra. Da Encarnação Cooperativa de Ensino e Cultura CRL (Alcobaça)
  • Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral)
  • Agrupamento de Escolas Raul Proença (Caldas da Rainha)
  • Escola Técnica e Empresarial do Oeste – APEPO – Associação para o Ensino Profissional do Oeste (Caldas da Rainha)
No primeiro dia, a direção da entidade MAD for Europe realizou uma sessão de boas-vindas, apresentou o programa da mobilidade e deu a conhecer o sistema de ensino espanhol. De seguida, foi realizada uma visita guiada ao centro histórico da cidade.

Nos restantes dias, visitaram o Centro Juvenil Chambéri e várias escolas de diferentes níveis de ensino, nomeadamente o IES Tetuán de las Victorias, o Instituto Pedro Salinas e o Colégio Luz Casanova Usera, onde foram recebidas pelos respetivos diretores/ professores responsáveis pelo projeto Erasmus+. As professoras participantes assistiram a aulas, visitaram as instalações, partilharam experiências e saberes. Foi ainda possível a interação com alunos.

O grupo teve também a possibilidade de usufruir de visitas culturais aos principais museus e monumentos emblemáticos da capital madrilena, para além da degustação da gastronomia local.

No último dia, foi realizada uma reunião de avaliação global do programa, onde todos os intervenientes refletiram sobre as atividades desenvolvidas, manifestando o seu agrado pela forma como esta experiência decorreu. A mesma culminou com a entrega dos certificados de participação na mobilidade.

A interação, o trabalho colaborativo e o salutar convívio entre as professoras participantes na mobilidade potenciaram o enriquecimento da sua ação pedagógica, permitindo assim uma posterior partilha e disseminação de boas práticas.
 
Centro Juvenil Chambéri  
 
IES Tetuán de las Victorias
 
 
Instituto Pedro Salinas 
 
Colégio Luz Casanova Usera 
 
 
 Entrega dos Certificados
 
 
Algumas notas a propósito desta experiência:

- A inclusão é uma realidade quando se utilizam determinadas estratégias, como, por exemplo, o ensino bilingue e propostas de projetos pelos alunos para melhoria dos espaços escolares;
- O sucesso educativo como meta do projeto educativo, operacionalizada não exclusivamente pela transmissão de conteúdos, mas a partir da preocupação do bem-estar individual e coletivo, exemplo de uma prática inovadora – anualmente é definido um lema para toda a escola que se torna inspirador;
- Grande investimento no trabalho colaborativo e integrador – projeto anual que envolve toda a escolas de todos os graus de ensino, por exemplo este ano estão a pintar os vitrais da capela Sistina;
- Liderança de topo com grande proximidade com alunos e professores, e exemplos de práticas que podem ser motivadoras para os professores, como, por exemplo, lanche da manhã oferecido pela escola, o bar é simultaneamente um ponto de encontro dos vários elementos da comunidade educativa, professores e funcionários.
- Maior motivação para continuar a desenvolver projetos Erasmus explorando mais as potencialidades do programa.
 
 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação