Detalhe da Notícia
Novo Aeroporto Internacional de Lisboa, na Ota
Moção
26-04-2007
|
|
A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Oeste, aprovou por unanimidade na sua reunião de 29 de Março, a seguinte Moção, que reflecte as legítimas preocupações dos Municípios associados quanto às questões do Aeroporto Internacional de Lisboa, na Ota.
A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Oeste, aprovou por unanimidade na sua reunião de 29 de Março, a seguinte Moção, que reflecte as legítimas preocupações dos Municípios associados quanto às questões do Aeroporto Internacional de Lisboa, na Ota.
Moção
Na sequência da decisão do Governo Português em avançar com a construção do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa na Ota, a Associação de Municípios do Oeste e Entidades da Administração Central têm desenvolvido estudos com vista a potenciar uma maior qualidade de vida na região, donde se destacam:
-O Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo – PROT-OVT;
- A Estratégia de Desenvolvimento do Oeste 2020;
- O Estudo Integrado da Mobilidade, Acessibilidades e Sistema de Transportes nos concelhos integrantes da Associação de Municípios do Oeste.
Acresce ainda que, dada a decisão do Governo ter sido tomada em 1999, todo o processo de revisão dos PDMs dos concelhos integrantes da AMO tiveram já em conta essa decisão.
A aceleração do processo de instalação do Aeroporto tem motivado um acréscimo de interesse dos promotores pela região que reconhecem que a partir de 2010 este será indispensável para assegurar o tráfego aéreo de negócios, diplomático, familiar, de turismo e de lazer, sectores de forte importância para o nosso país.
A construção do Novo Aeroporto da Ota será factor de maior desenvolvimento para a região com a instalação de novas indústrias e outros sectores de actividade. Paralelamente, permitirá também uma modernização e reorganização das plataformas logísticas existentes.
A recente polémica instalada sobre a localização do Aeroporto prejudica seriamente, não só os interesses da região, como também os interesses nacionais podendo conduzir ao desinteresse de investimento de alguns promotores económicos no país.
Um empreendimento estratégico, como a Aeroporto da Ota, não pode ser protelado.
Neste contexto, a Associação de Municípios do Oeste:
1º Lamenta que os assuntos que deveriam ser alvo de coesão nacional possam protelar a decisão de tão grande importância nacional;
2º Reitera toda a confiança nos estudos elaborados pelos técnicos e que conduziram á opção de localização na Ota;
3º Apoia o Governo na sua decisão de avançar rapidamente com a construção do novo Aeroporto Internacional;
4º Decidiu enviar esta moção a:
- Sua Excelência o Presidente da República;
- Sr. Presidente da Assembleia da República;
- Sr. Primeiro-Ministro;
- Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações;
- Presidentes dos Grupos Parlamentares;
- Presidente da N.A.E.R.;
- Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo;
- Comunidade Urbana do Médio Tejo
- Área Metropolitana de Lisboa;
- Câmaras Municipais associadas da A.M.O.;
- Comunicação Social.