Projetos
 
Oeste Portugal PT.COM – Promoção Turística e Comunicação - Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal - Surf, na Região Centro / Sub-Região Oeste (Oeste Portugal Surfing Spot)
 


Titulo da operação I Oeste Portugal PT.COM – Promoção Turística e Comunicação - Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal - Surf, na Região Centro / Sub-Região Oeste (Oeste Portugal Surfing Spot)

Código CENTRO-07-2114-FEDER-000060

Região de Intervenção I Região Oeste

Entidade Beneficiária I OesteCIM e 12 Municípios associados
 
Data da aprovação I 11/05/2017

Data de início da operação I 01/10/2016

Data de fim da operação I 30/06/2023

Custo total do investimento I 2.824.117,64€

Contribuição FEDER (85%) I 2.400.499,99€

Apoio financeiro público nacional/regional I não aplicável

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Com a presente operação, a OesteCIM propõe-se desenvolver um programa integrado de promoção e divulgação do território e produtos turísticos associados ao Produto de Base Intermunicipal Surf, cuja promoção reflete o conjunto de recursos endógenos e as características diversificadas identitários da Região do Oeste garantindo coerência, escala e eficácia.

A sua implementação cabe à OesteCIM e aos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras e engloba um conjunto de iniciativas destinadas a promover a valorização do património natural, cultural e paisagístico da Região Oeste, apostando na promoção e na complementaridade de produtos turísticos integrados de base intermunicipal, baseado numa triologia de experiências associando o golf, a cultura e a gastronomia.

A intervenção que se propõe concretizar atua em seis dimensões:
1- Plano de Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal - Surf, na Região Centro / Sub-Região Oeste nas plataformas digitais da World Surf League em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021;
2- Ativação do Produto Turístico Surf nos Locais de Prova e Outros;
3- Assessoria de Comunicação;
4- Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal – Surf e Património Natural na Região Centro / Sub-Região Oeste;
5- Lançamento de novos produtos turísticos associados à Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal – Património Natural, na Região Centro / Sub-Região Oeste;
6- Aprofundamento do conhecimento dos recursos patrimoniais do Planalto na perspetiva da exploração turística.
A presente operação visa os seguintes objetivos:
- Posicionar e comunicar Região Centro / Sub-Região Oeste como destino único na Europa que oferece produtos turísticos únicos que resultam de recursos e valores identitários excecionais (mar, gastronomia, património histórico, cultura, paisagem, hotelaria, animação e clima), através de iniciativas de cooperação territorial e institucional que permitam reforçar a visibilidade interna e externa e o seu reconhecimento como território de excelência;
- Consolidar o Oeste, enquanto destino turístico para a prática desportos náuticos – com especial enfoque para o surf – mas também do turismo associado à natureza, recreio e lazer, assente nos valores naturais, culturais e paisagísticos intrínsecos da Região;
- Promover o Produto Turístico de Base Intermunicipal - Surf, na Região Centro / Sub-Região Oeste a nível nacional e internacional no que se refere aos seus recursos e produtos endógenos, como fator de desenvolvimento integrado e sustentado da Região;
- Contribuir para a conservação e valorização do diverso património natural, arqueológico, histórico e cultural existente, aprofundando o conhecimento sobre os recursos disponíveis, de forma a promovê-los e organizá-los em rede nos circuitos turísticos da Região;
- Afirmar a identidade regional e contribuir para coesão territorial promovendo o reforço institucional e a gestão intermunicipal.

Resumo:
 

Ação

Iniciativa

(tipologia de despesa)

Plano de Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal - Surf, na Região Centro / Sub-Região Oeste nas plataformas digitais da World Surf League em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021

1.1- Produção de vídeos / Clips promocionais da Região Oeste, enquanto destino SURF

1.2- Publicidade Produto Turístico de Base Intermunicipal - Surf, na Região Centro / Sub-Região Oeste durante a transmissão em direto em eventos WSL

 

1.3- Video on Demand

1.4- Cut Down Show

1.5- Live Webcast Advertising

1.6- Social Media WSL

Ativação do Produto Turístico Surf nos Locais de Prova e Outros

2.1. Ativação do Produto Turístico Surf nos Locais de Prova e Outros (Produção de materiais para decoração geral do Evento e áreas dedicadas /Tenda "Welcome to Oeste – Surf Destination" / Realizações de campanhas de sensibilização / Realização de ações de Surf inclusivo / Criação do Manual de Boas Práticas ambientais

Assessoria de Comunicação

3.1- Convite Institucional "Opinion Leaders" e Media Internacional do sector

 

Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal – Surf e Património Natural, na Região Centro / Sub-Região Oeste

4.1- Merchandising e brochuras/Folhetos

4.2- Publicação alusiva a Oeste Portugal Surfing Spot

4.3- Publicação alusiva ao Congresso sobre o Planalto das Cesaredas

Lançamento de novos produtos turísticos associados à Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal – Património Natural, na Região Centro / Sub-Região Oeste

5.1- Identificação dos produtos identitários da Região a promover

 

5.2- Estudo de implementação de novas rotas temáticas

Aprofundamento do conhecimento dos recursos patrimoniais do Planalto na perspetiva da exploração turística

6.1- Construção da base de dados para inventariação dos valores patrimoniais do Planalto das Cesaredas e conceção de plataforma web

 

6.2- Divulgação e publicação online dos recursos patrimoniais existentes no Planalto das Cesaredas

 
Fotos, vídeos e outros suportes audiovisuais