Mercê da sua disposição em encosta, partindo do topo de um outeiro em direção ao vale, há muito que Alenquer conquistou o epíteto de "Presépio de Portugal".
Berço de Damião de Goes e terra predileta de Camões, desempenhou um papel preponderante em cada época da história. Testemunho disso é o seu riquíssimo património: sítios pré-históricos, castelos, conventos, igrejas, ermidas, quintas e casas senhoriais.
Alenquer é, há oito séculos, sede de um vasto concelho agrícola, que apresenta uma paisagem característica, transição entre o campo outeirado da Estremadura e a planície. Nos campos da região, a vinha é predominante e constitui a base ancestral da sua economia.
INE: novembro de 2021
Número de Habitantes: 44.715
Área: 305,4 Km2
Freguesias: 11
Carnota, Meca, Olhalvo, Ota, União das Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, União das Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana), União das Freguesias de Carregado e Cadafais, União das Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana, Ventosa e Vila Verde dos Francos.
|