Designação do Projeto | Gabinete de Apoio à Vítima OESTECIM em cooperação com APAV
Código do projeto | POISE-03-4437-FSE-000301
Objetivo principal | O Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima pretende-se constituir como estrutura de abrangência regional ao nível dos municípios do Oeste e destina-se a apoiar vítimas de violência doméstica da região. A OesteCIM espera, através da criação desta resposta, a operar pela APAV, garantir a estas vítimas o acesso a atendimento e apoio emocional, prático e especializado, ao nível social, psicológico e jurídico, em função das necessidades individuais.
Região de Intervenção | Região Oeste
Entidade Beneficiária | OesteCIM
Data de início |
Data de conclusão |
Custo total elegível | 62.750,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE 53.337,50 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
- Atividade 1- Atendimento a vítimas de violência doméstica
Esta atividade tem como objetivo a criação de estrutura de apoio à vítima no território da OesteCIM para a realização de atendimentos a vítimas de violência doméstica nos respetivos municípios. Implicará a criação/adaptação e preparação de instalações pela CIM/Municípios, tendo em vista a criação da estrutura e seus polos de atendimento, no respeito pelo “Guia de Requisitos Mínimos” da CIG. Espera-se ainda, após assegurados esses requisitos, iniciar o seu funcionamento, a operar pela APAV, aumentando o apoio às vítimas de violência doméstica dos municípios. O modelo de intervenção da APAV inclui atendimento inicial, de caráter genérico e de avaliação das necessidades individuais da vítima, e atendimento especializado, nas dimensões social, psicológica e/ou jurídica. Com a operação da APAV e em articulação com a OesteCIM, o atendimento será realizado em itinerância pelos municípios. Prevê-se a realização de 635 atendimentos a vítimas de violência doméstica, cf. registos de processos.
- Atividade 2- (In) formação e sensibilização
Esta atividade tem como objetivo a informação e sensibilização das comunidades, parcerias e população dos municípios da CIM para a existência de uma nova resposta de apoio a vítimas de violência doméstica na região, promovendo-se a procura de apoio e sensibilizando-se para o fenómeno da violência doméstica e recursos existentes no território.
Prevê-se a realização de uma campanha local, para a divulgação de informação acerca da nova estrutura de apoio junto da população dos municípios da CIM. Por fim, tendo em vista a aproximação aos municípios, o fortalecimento de parcerias e o trabalho em rede, prevê-se a realização de um dia aberto, que permita às parcerias locais e regionais conhecer a nova estrutura a atuar no território e o seu modelo de funcionamento. As fontes de verificação serão registos de imagem, notícias sobre os eventos e folhas de presenças (quando aplicável).
- Atividade 3- Material de divulgação da nova estrutura de apoio à vítima
Em complemento à atividade anterior, a presente visa o desenvolvimento de materiais de divulgação da nova estrutura de apoio, a implementar no território da CIM Oeste, esperando-se aumentar o (re)conhecimento do fenómeno da violência doméstica e dos recursos locais e regionais existentes e contribuindo-se, desta forma, para o aumento da probabilidade de procura de apoio por parte das vítimas de violência doméstica a residir nos municípios da CIM.
Serão, para o efeito, desenvolvidos conteúdos para a criação e produção de folhetos informativos e cartazes, a disseminar em locais estratégicos dos municípios da CIM, bem como junto de parceiros-chave e da população em geral. Os materiais de divulgação produzidos serão também utilizados e distribuídos nos eventos propostos na atividade 2 desta operação.
Prevê-se a produção de 10.000 folhetos e de 5.000 cartazes (tiragens aproximadas).
|