Tendo em conta o repto lançado pela presente Tipologia de Intervenção 7.2 – Planos para a
Igualdade, a OesteCIM aprese ntou candidatura ao POPH em Janeiro, e foi aprovada em Junho.
O projeto Oeste + Igualdade tem como principal intuito promover a efetiva Igualdade de Género na sua região de atuação. Para tal, propõe-se a desenvolver um conjunto de atividades que envolvem a OesteCIM e os 11 Municípios e seus/as colaboradores/as: diagnósticos, ações de sensibilização e de formação, planos de intervenção e sua execução, estratégias de divulgação.
Com este projeto pretende-se que sejam desenvolvidas verdadeiras culturas organizacionais para a Igualdade de Género, que a atuação nesta área passe a ser considerada de forma estratégica, concertada, planeada e efetiva.
Assim, pretende-se inicialmente desenvolver todo um trabalho de carácter mais interno – atividades dirigidas exclusivamente para os Municípios – e, concluída esta fase, alargar a atuação ao raio de intervenção dos Municípios, apostando assim numa intervenção mais abrangente. Aqui tenciona-se articular o trabalho programado com entidades das Redes Sociais de modo a que a “abertura” do projeto à comunidade seja ainda mais efetiva. Preconiza-se também o desenvolvimento da parceria entre estes atores: “REDE + =”. No final, pretende-se que os Gabinetes para a Igualdade de Género - IG - criados nos Municípios e na OesteCIM sejam uma ferramenta altamente promotora da efetiva IG, tanto no discurso, como nas práticas." A criação" dos Gabinetes para a IG, pressupõem permitir a um/a Técnico/a dos Municípios, assumir-se com Conselheira/o para a IG.
Esta/e Técnica/o é um recurso interno dos Municípios (podem pertencer ao Dept.de Recursos Humanos/Ação Social). A/o Técnica/o que assumir o papel de Conselheira/o ficará com novos conhecimentos, competências e melhor preparada para as questões da IG.
O objetivo estratégico do projeto é a integração da perspetiva de género nas políticas da Administração Pública Local através da mobilização desta para a implementação de Planos para a Igualdade.
Concretizando este desígnio, foram traçados os seguintes objetivos específicos:
Objetivo 1: Conhecer o “estado da arte” da Igualdade de Género na região Oeste: Municípios e Concelhos da OesteCIM através da concretização dos Diagnósticos;
Objetivo 2: Definir e Implementar estratégias de ação na área da Igualdade de Género através dos Planos para a Igualdade;
Objetivo 3: Informar, sensibilizar e formar para a Igualdade de Género os/as trabalhadores/as dos Municípios, das entidades das Redes Locais e da OesteCIM;
Objetivo 4: Efetivar práticas e discursos de Igualdade de Género nos Municípios e nas suas comunidades;
Objetivo 5: Divulgar a temática da Igualdade de Género e o projeto através de website;
Objetivo 6: Criar culturas organizacionais promotoras da Igualdade de Género;
Objetivo 7: Criar estruturas de apoio à Igualdade nos Municípios e na OesteCIM – definição e implementação de Gabinetes para a Igualdade.
|