Rota de Museus do Oeste
 
Museu Rural e Etnográfico de S. João da Ribeira
 

Localização:
2040 São João da Ribeira
Contactar Dr. Nazaré Varela
Telefone: 243 949 105/243 327 581
Gabinete de Turismo da Câmara de
Rio Maior
Telefone: 243 999 890/2
Fax. 243 999 899

O Museu abre mediante marcação.
As visitas são acompanhadas e devem ser marcadas com antecedência.

Entrada no Museu
Adultos - 1.50 Euros
Idosos e estudantes – 1.00 Euro

Fabrico do Pão
O pão só se coze mediante encomenda, normalmente para grupos, que podem adquiri-lo no final da visita. Quando existe essa intenção, ela deve ser comunicada no acto da reserva.
Amassadeira - 40 Euros - Pão grande - 1.50 Euros - Brindeiras - 1.00 Euro - Pãezinhos c/ chouriço –1.50 Euros

História do Museu:
A história do museu começa em 1993, quando o Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira assume o encargo de recolher utensílios de labor rural e doméstico, assim como roupas de trabalho e uso domingueiro, com a finalidade de preservar e expor à observação e estudo os objectos do nosso património rural.

Em 1994, o material recolhido é exposto no salão do Centro Cívico, o que motiva a população a doar peças que vão aumentar significativamente o espólio existente até essa data.
 
O edifício que hoje podemos visitar era um antigo lagar de vinho, degradado, que foi objecto de cuidado restauro subsidiado a nível oficial e particular.

O museu divide-se em três áreas distintas:
 
A sala principal, que apresenta diversos núcleos com afinidades funcionais (Vinho, Lavoura, Água, Cereais, Matança do Porco, Azeite, Árvore, Sela e Tiro, Sapateiro, Cerâmica, Barbeiro, Ferrador).

A cozinha, onde se pode assistir ao fabrico do pão pelos métodos tradicionais e saboreá-lo no final da visita (mediante marcação).

O quarto, em que tudo foi pensado ao pormenor, desde o colchão da cama, feito com camisas de milho, ao conteúdo das gavetas da cómoda.

Os objectos expostos poderão, assim, ser revistos pelos seus pretéritos utilizadores, e admirados por aqueles que pertencem a gerações mais novas, nascidas e criadas à sombra das tecnologias que lançaram para o esquecimento grande parte destes instrumentos.


voltar