Rota de Museus do Oeste
 
Museu Municipal do Bombarral
 

Localização:
Praça do Município
2540-046 Bombarral
Telefone: 262 609 055
 
Horário:
De Terça-feira a Domingo
Das 9.00h às12h30 e das 14.00h às 18.00h
Encerra às Segundas-feiras.
Entradas gratuitas
 
Descrição:
Palácio Gorjão
O Museu, inaugurado em 1990, está situado no Palácio Gorjão, antigo solar dos Cunhas e Coimbras, construído na segunda metade do séc. XVI. Trata-se de um bom edifício de arquitectura civil, com planta em U, que apresenta na sua fachada maneirista um portal principal com pedra de armas. Possui salas de arqueologia, escultura e medalhística, bem como salas dedicadas a pessoas ilustres: Júlio César Machado e Jorge de Almeida Monteiro.

Arqueologia
Na Sala de Arqueologia encontram-se expostos muitos dos materiais recolhidos em escavações arqueológicas no Bombarral.

Da Gruta Nova podem observar-se peças líticas do Paleolítico Médio. Da Lapa do Suão expõem-se peças do Paleolítico Superior e do Neolítico, com destaque para uma figurinha de terracota e placas de xisto decoradas.

Existem também materiais do castro de S. Mamede e do castro da Columbeira, nomeadamente cerâmicas decoradas, da Idade do Cobre. Alguns machados metálicos são da Idade do Bronze.

Destaca-se também um vaso decorado Neolítico da Gruta das Pulgas e alguns fragmentos de mosaico da villa romana da Columbeira.

Júlio César Machado
Escritor e folhetinista nascido em 1835 e falecido em 1890. Viveu períodos da sua vida em A-dos-Ruivos (freguesia de Carvalhal, concelho de Bombarral) e muitos dos seus escritos relatam histórias passadas nesta região.
 
A Sala dedicada a Júlio César Machado mostra aspectos da sua vida e obra. Nela se podem ver a adoração que tinha pela natureza e pela região, o sentido crítico da vida lisboeta, a sua vida social na capital e as amizades e correspondência com figuras da época. Da sua vida literária destacam-se inúmeros folhetins e vários livros entre os quais “Aquele Tempo”, “Contos ao Luar”, “Cenas da Minha Terra” e “À Lareira”.

Escultura e medalhística  
Vasco Pereira da Conceição e Maria Barreira doaram as suas obras ao Museu do Bombarral.

 Vasco P. da Conceição nasceu no Bombarral em 1914 e faleceu em 1992. Maria Barreira nasceu em 1914. Diplomados pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa participaram em numerosas exposições e ganharam vários prémios. Encontram-se igualmente expostos noutros museus do país.

Na Sala de Escultura e Medalhística expõem-se muitas das suas obras de escultura e as medalhas que realizaram.

Jorge de Almeida Monteiro
Nasceu no Bombarral em 1908 e faleceu nesta vila em 1983. Foi um entusiasta na descoberta de vestígios arqueológicos no concelho e um dos mentores da criação de um museu no Bombarral.

Na Sala dedicada a este artista bombarralense podem ver-se trabalhos em gravura, escultura e cobres martelados. Da sua obra destacam-se a criação de peças escultóricas com bocados de sucata de ferro, que pode ser considerada original e precursora, e o políptico em alumínio martelado executado para o II Festival do Vinho.

Exposições temporárias
O Museu apresenta regularmente na sua Galeria de Exposições Temporárias obras de diversos artistas. Escultura, pintura, desenho e tapeçaria são algumas das exposições realizadas. Apresenta também exposições temáticas (Recordar Abril, Cultivar a Liberdade; Cerâmica do Bombarral).

Biblioteca e Arquivo Histórico
Dispõe este Museu de uma biblioteca com obras especializadas em Arqueologia, História, Etnografia e História da Arte, que podem ser consultadas pelo público. O Arquivo Histórico tem documentação sobre História recente do Bombarral e colecções de jornais antigos, estando igualmente abertos à consulta pública.


voltar