Localização:
Convento de S. Miguel das Gaeiras
Gaeiras
2510 Óbidos
Tel. e Fax: 262 958 996
Email: mroeste@am-oeste.pt
Horário:
Visita mediante marcação
História :
O Museu encontra-se sediado no antigo Convento de S. Miguel das Gaeiras, propriedade da Associação de Municípios do Oeste, cuja área de intervenção abrange os concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
A construção do Convento teve início no dia 20 de Outubro de 1602 e foi ocupado, até ao ano de 1836, pela comunidade da Ordem Franciscana.
A 27 de Julho de 1994, a Associação de Municípios do Oeste adquiriu o imóvel, tendo dado início às obras de recuperação e restauro em início do ano de 1998. Todo o edifício foi alvo de uma profunda recuperação, que decorreu até ao ano de 2001.
Descrição:
O Museu ocupa grande parte do espaço do edifício, estando repartido por uma série de salas, na sua maioria de pequenas dimensões.
• No rés-do-chão existe uma sala, antiga sacristia do Convento, na qual é apresentada uma exposição permanente onde se encontram expostos alguns objectos da vivência franciscana, descobertos no decorrer das obras, bem como o único documento existente, manuscrito pelos franciscanos, datado de 31 de Maio de 1784. Neste local o visitante poderá ainda admirar a beleza de um retábulo em terracota, datado do último quartel do século XVII, bem como os frescos, espalhados por toda a parede.
• Também, no rés-do-chão, existe outra sacristia dedicada à intervenção da Associação de Municípios do Oeste no próprio edifício, retratando-se algumas das fases da obra, decorrida entre os anos de 1998 e 2001.
Nesta sala o visitante poderá, ainda, observar um retábulo de relevos policromos em massa, onde está representada Santa Maria Madalena ajoelhada, tendo como fundo a cidade de Jerusalém, datado da época da fundação do Convento.
• O Museu tem uma sala destinada a funcionar permanentemente como oficina de restauro ao vivo em que o visitante poderá observar as técnicas e os produtos empregues em cada tipo de materiais a restaurar.
• Ainda, no rés-do-chão, o visitante tem acesso a uma pequena biblioteca especializada na Região Oeste, situada na sala da cripta, e um bar/refeitório na zona da antiga cozinha do Convento e à capela de S. Miguel, sala equipada com um sistema de videoconferência, dedicada à realização de conferências, seminários e formação.
• No primeiro piso situa-se a galeria de exposições temporárias. A exposição inaugural do Museu tem como objectivo dar a conhecer alguns objectos e maquinaria, na sua maioria em desuso, representativos das actividades económicas tradicionais predominantes na Região, nomeadamente, a produção do pão, do azeite, do vinho, da recolha de fertilizantes e da pesca.
Para além da visita ao espólio apresentado no Museu, o visitante poderá ainda observar a arquitectura de um edifício datado de inícios do século XVII, bem como desfrutar de toda a paisagem circundante.