Localização:
R. Dr. Ilídio Amado
2500-217 Caldas da Rainha
Telefone: 262 840 540
Fax: 262 840 549
Email: centro.artes@cm-caldas-rainha.pt
Horário do Museu:
Segunda a Sexta-feira das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h
Sábados / Domingos e Feriados (excepto Natal, Ano Novo, Páscoa, 1º Maio) das 9.00h às 13.00h e das 15.00h às 18.00h
Encerra à Terça-feira.
Entrada Livre
Centro de Documentação:
Edições e documentação avulsa relacionadas com a escultura.
Horário do Centro de Documentação (mediante marcação prévia):
Segunda a Sexta-feira das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h.
Serviço Educativo:
Visitas Guiadas por marcação; workshops periódicos.
Horário do Serviço Educativo mediante marcação prévia:
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira: das 09.30h às 12.00h e das 14.30h às 17.00h.
António Duarte
Biografia
António Duarte da Silva Santos nasceu, em Caldas da Rainha, a 31 de Janeiro de 1912 e morreu, em Lisboa, a 2 de Março 1998.
Historial
O Atelier-Museu Municipal António Duarte foi inaugurado a 22 de Janeiro de 1985, por altura das Comemorações do V Centenário do Hospital Termal e da cidade de Caldas da Rainha. O Museu foi construído para albergar a colecção, composta de pintura, escultura, desenhos e arte sacra, doada pelo Escultor António Duarte à cidade de Caldas da Rainha tendo em vista a sua conservação, exposição e estudo.
Núcleos mais representativos da Colecção:
Retrato
Como um dos retratistas do seu tempo, o Escultor António Duarte retratou uma miríade de personalidades do século XX português, entre artistas poetas e escritores, políticos e intelectuais.
Escultura Pública
Sendo um dos artistas do seu tempo que mais obra pública realizou no domínio da estatuária e dos monumentos, o museu conserva esbocetos e maquetas de algumas das suas obras mais significativas, como Santo António, na Praça de Alvalade, Camilo Castelo Branco, na Av. Duque de Loulé, Cavalos Marinhos, na Praça do Império, entre outras dispersas pelo país e antigas Províncias Ultramarinas.
Criação Livre
Paralelamente às obras de encomenda que realizou, António Duarte manteve uma produção própria, que não envolveu os ditames do encomendador, onde por isso mesmo, desenvolveu uma linguagem pessoal, mais solta, que corporizou a sua preocupação de fazer arte pela arte.
Arte Sacra
Mestre António Duarte foi um apaixonado coleccionador de arte sacra. A sua colecção particular de estatuária abarca um largo período (com especial incidência nos séculos XV e XVI) e diversifica-se nas tipologias, materiais e escolas. Salienta-se a vasta e interessante colecção de cristos crucificados e ainda um Cristo em Majestade, presumivelmente do século IV.
Galeria de Exposições Temporárias
A programação deste espaço está orientada para dois campos distintos: expor em rotatividade as reservas do museu, nomeadamente de arte sacra, desenhos e pintura de António Duarte; organizar exposições de artistas convidados.
voltar