Localização:
Rua D. Fuas Roupinho
Sítio
2450-065 Nazaré
Telefone: 262 562 801
Fax: 262 561 246
Email: meajm@ipmuseus.pt
Horário:
Das 10.00h às 13.00h e das 14.30h às 18.00h (Inverno)
Das 11.00h às 19.00h (Verão, de Abril a Setembro)
Dias de encerramento: Segundas-feiras; 1 de Janeiro; Sexta-feira Santa; Domingo de Páscoa; 1 de Maio; 25 de Dezembro.
Loja aberta ao público no horário de funcionamento do Museu, dispondo, para venda, postais, publicações, reproduções de peças museográficas e outros artigos como T-shirts, canecas, lapiseiras, porta-chaves, etc.
Historial do Museu e Edifício
Aberto ao público em 1976, o Museu está instalado desde 1972 numa moradia dos princípios do século XX, doada ao Estado em 1968 para esse fim, pelo benemérito nazareno Amadeu Gaudêncio.
Em 1974 beneficiou das necessárias e possíveis obras de adaptação a instituição museal. Compõe-se de dois pisos, sendo o superior ocupado pela área de serviços e no inferior funcionam a recepção/loja e salas de exposição.
Em 1994, tendo em vista uma nova reestruturação museológica, foram feitas algumas obras de beneficiação e remodelada a apresentação de colecções. Reforçando ainda mais a vocação do Museu no domínio da Etnografia Marítima, reorganizou-se o espaço de exposição de embarcações tradicionais, num Jardim Náutico.
Colecções
As colecções deste Museu são formadas por objectos que, embora muito heterogéneos, documentam a história da região e a identidade cultural das gentes da Nazaré. Dentro da diversidade que apresentam, salientam-se os núcleos de Etnografia onde se evidenciam os aspectos relacionados com a cultura marítima privilegiando, no seu conteúdo, embarcações e apetrechos de pesca tradicional do litoral português. Em tamanho real e modelos/miniaturas, o percurso expositivo abrange uma grande variedade de embarcações e artes de pesca artesanal (redes, aparelhos de anzóis e armadilhas). No âmbito da Cultura do Mar são ainda referenciadas as tecnologias da construção naval tradicional através de ferramentas, moldes, modelos de embarcações; traje tradicional da Nazaré e outras actividades relacionadas com a pesca, como o transporte, venda e preparação do pescado.
O acervo arqueológico do Museu integra testemunhos de intercâmbios culturais e vestígios das ocupações humanas, desde os tempos pré-históricos à actualidade.
O mar e a Nazaré foram fonte de inspiração para vários domínios da Arte. No campo das Artes plásticas e decorativas, a colecção do Museu abrange Pintura, Desenho, Escultura, Cerâmica, Fotografia e Gravura.
voltar