Localização:
Rua Afonso Albuquerque (Rua da Roda), nº 24
2460-020 Alcobaça
Tel. e Fax: 262 580 876
O Museu dos Coutos de Alcobaça tem como campo de estudo e de i
ntervenção a região que se estende da Serra dos Candeeiros até à foz do rio Alcoa e que encerra relevantes marcas da relação multisecular e transconcelhia entre esta região e o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, bem como aspectos significativos da actividade anterior ou posterior à presença cisterciense. Três objectivos constando das metas programáticas do Museu norteiam o seu exercício e estruturam a coordenação, a partir de um núcleo-sede situado em Alcobaça, de um conjunto solidário de testemunhos (e de percursos de ligação) repartidos, segundo dois eixos, pelo antigo território dos Coutos:
• a preservação, a recuperação e a promoção, em conjunção e em interacção, dos seus diferentes tipos de património, no quadro de um diálogo sustentado com a população residente ou passante da área de implantação do Mosteiro e no quadro de uma gestão partilhada com parceiros institucionais e/ou particulares. Uma especial atenção tem vindo a ser prestada tanto ao património natural e ambiental como ao património religioso e ao património técnico, aos quais o Museu agrega os gestos, os utensílios, o pensar, o sentir das mulheres e dos homens que, dentro e fora do Mosteiro, com eles conviveram através dos tempos.
• a extensão a todo o território dos Coutos de um sistemático programa de incorporação de colecções implicando, nos planos conceptual e técnico, a localização, a inventariação, a conservação, a divulgação de saberes e de bens (mas não implicando a remoção sistemática desses bens dos seus meios originais).
Aos “sítios” exprimindo cada um à sua maneira o dinamismo da região e a convivência entre dimensões “monumental” e “popular”, o acervo do Museu associa assim, “objectos/espécimes” indispensáveis à leitura desses sítios e “bens a conservar/documentar a-domicílio e a expor rotativamente” na nova sede do Museu.
• o empenhamento numa investigação entendida como cimento interfuncional e instrumento integrador das disciplinas necessárias ao tratamento do campo temático do Museu, numa perspectiva multipolar da sua “função social”. Conjugando operações interactivas tanto de selecção, recolha, registo de bens-saberes como de exposição/difusão desses bens-saberes e de estímulo à criação de novos bens-saberes, essa perspectiva supõe a crescente intervenção de quadros qualificados, profissionalizados ou voluntários, ligados ao Museu por compromissos precisos celebrados com os seus órgãos de gestão.
Encontrando-se presentemente em processo de instalação e de adesão à Rede Portuguesa de Museus, o Museu dos Coutos de Alcobaça tem beneficiado, desde a sua criação em 2001 no âmbito da ADEPA, do apoio continuado da Câmara Municipal de Alcobaça e da Rede Portuguesa de Museus, bem como de oportunos pareceres de estudiosos de várias disciplinas. Pretendendo contribuir activamente para a valorização de um ímpar legado comum e, em particular, para a qualificação de uma “oferta turística” reportada ao Mosteiro sem a ele se reduzir, o Museu dos Coutos de Alcobaça assume-se naturalmente como um espaço de interpelação, de proposta e de colaboração com os órgãos de decisão, os diferentes agentes culturais e os empreendimentos locais e regionais de natureza museológica.
Equipa do Museu (na fase de instalação): Maria Olímpia Lameiras de Figueiredo Campagnolo, Carlos Mendonça da Silva, João Felipe Oliva Monteiro, Benjamim Pereira, Alberto Guerreiro, Jorge Barros, Victor Mestre, Fernando Pessoa.
voltar