Projetos
 
Brigada de Sapadores Florestais do Oeste
 
 
 


Quem somos: 
 
Na última década, o aumento do número de incêndios rurais, bem como de área ardida, ficou a dever-se a causas de índole diversa, muitas das quais terão resultado de profundas alterações introduzidas na estrutura socioeconómica da população portuguesa. A perspetiva transfronteiriça destes incêndios, sejam a nível nacional, regional ou mesmo local, obriga uma gestão integrada de recursos e a procura de soluções audazes e capazes, sobretudo eficazes e eficientes.

Neste contexto, formou-se um novo conceito que incide numa capacidade de resposta intermunicipal ao nível da prevenção, resposta e recuperação pós-impacto e que se concretizou em 2019 através da constituição da Brigada de Sapadores Florestais do Oeste (BSFO).
 
 
Missão:

missão da Brigada de Sapadores Florestais, de acordo com o Decreto Lei n. º 44/2020 de 22 de julho e o despacho n.º 730-B/2018 de 16 de janeiro, promove uma atuação em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, nomeadamente:
  • O reforço de medidas preventivas - emprego meios humanos e equipamento para defesa da floresta contra incêndios;
  • O aumento da capacidade de intervenção em ações de redução de combustível vegetal;
  • A resiliência do território aos incêndios rurais;
  • Na vertente do combate aos incêndios rurais, o reforço da eficácia das ações de combate.
 
 
Emblema: 
 
 
 
O emblema identificativo da Brigada de Sapadores Florestais, toma a forma circular e consiste num anel azul-escuro exterior que simboliza honestidade, lealdade, responsabilidade e confiança, valores essenciais para a prestação de serviço público.

No interior da circunferência o fundo de cor verde está relacionado com a resistência e persistência para lidar com a adversidade.

O cinto amarelo que abraça o emblema simboliza o otimismo - disposição que os elementos da Brigada têm relativamente ao futuro em geral ou ao sucesso das missões que lhes são atribuídas.

O triângulo de fundo azul sublinhado a laranja representa a relação com a atividade de Proteção Civil e o estatuto que os Sapadores Florestais têm enquanto agentes de Proteção Civil.

Os pictogramas com as árvores e o fogo representam as ações que a BSF tem no âmbito da defesa da floresta contra incêndios em todo o ciclo da emergência. Simboliza também o triângulo do fogo: o combustível, que fornece energia para a combustão; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.

As 12 estrelas representam os Municípios que integram a Região do Oeste e simbolizam a ação e paixão que é exigido aos profissionais que compõem esta brigada.

O logótipo da OesteCIM representa a Comunidade Intermunicipal do Oeste, entidade à qual dedicamos o nosso trabalho.

O acrónimo “BRIG 1-16B” designa a identificação operacional da Brigada de Sapadores Florestais - Brigada nº1 da Região 16B (Oeste).

Sotoposto ao emblema, surge a preto a divisa "Valorem et Disciplinam", expressão latina que nos transmite o lema pelo qual a BSFO pauta toda a sua conduta “com valor e disciplina”.