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Designação do Projeto | OESTE Educate+ – KA101 Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar
 
Código do Projeto 2019-1-PT01-KA101-060605   

Objetivo principal | A mobilidade permitirá a aquisição de competências que constituirão valor acrescentado para as instituições envolvidas.
 
As atividades propostas têm o intuito de desenvolver as seguintes competências que são transversais a todas as ações previstas:
  • Desenvolvimento das competências linguísticas, em particular da Língua Inglesa; 
  • Capacidade de comunicar com outros países da União Europeia e de estabelecer sinergias promotoras de uma cultura europeia de ensino e de aprendizagem; 
  • Competência para trabalhar em equipa;
  • Perceber a diversidade cultural de modo a integrar o conhecimento e a tolerância. 

    Data de início | 17-12-2019

    Data de conclusão | 16-12-2022

    Custo total elegível | 115.490,00 EUR

    Apoio financeiro Erasmus + | 115.490,00 EUR (100%)


    Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

    Objetivos
    a) Aquisição de conhecimento sobre diferentes metodologias e didáticas de ensino;
    b) Capacidade de entendimento de várias formas de organização da escola enquanto espaço de aprendizagem;
    c) Integração das experiências adquiridas nas práticas docentes;
    d) Reconhecer os benefícios da interação com o espaço exterior;
    e) Colher dinâmicas de trabalho de sala de aula que privilegiam a metodologia de trabalho de projeto e as abordagens multidisciplinares do desenvolvimento do currículo;
    f) Gerir o tempo de forma adequada;
    g) Compreender e aplicar técnicas de aprendizagem colaborativa com seus alunos;
    h) Compreender novas metodologias e o seu impacto na motivação dos professores e no desempenho dos alunos;
    i) Organizar novos modelos de formação de professores;
    j) Criar novos espaços de aprendizagem;
    k) Promover novas metodologias de ensino;
    l) Organizar os currículos de forma mais flexível;
    m) Aumentar número de projetos envolvimento com a CIM;
    n) Aumentar o envolvimento dos professores;
    o) Aumentar a motivação dos alunos.

    Os principais resultados de aprendizagem identificados são:
    a) Desenvolvimento/treino das competências linguísticas pelos participantes junto de outros professores e funcionários, nativos ou não, aumentando vocabulário profissional e técnico;
    b) Aprendizagem de outras práticas pedagógicas em sala de aula para o ensino da língua estrangeira, que sejam mais motivadoras e próximas das realidades pessoais e sociais dos alunos;
    c) Diversificação de materiais e ferramentas usados pelos participantes no ensino das línguas, com vista a uma abordagem que integre também componentes de cultura e história dos povos;
    d) Aumentada capacidade de participação em projetos europeus, pelas competências linguísticas e pela compreensão cultural;
    e) Maior sensibilidade e proximidade com outras línguas europeias, que podem ser relevantes ao nível cultural, idiomático, gastronómico, histórico e até da cidadania, em particular entre os docentes de línguas;
    f) Explorar o papel que outras linguagens podem ter no contexto da escola e que são fundamentais para as diferentes áreas de estudo/profissões: científica, novas tecnologias, multimédia, musical,…;
    g) Recolha de boas práticas e promoção do trabalho colaborativo - aplicação de novas metodologias e novas ferramentas em sala de aula para combater a falta de motivação;
    h) Modificação do paradigma de ação na sala de aula: promoção de estratégias ativas e potenciadoras do trabalho autónomo dos alunos- melhoria do sucesso educativo;
    i) Contacto com novos métodos ou ferramentas de ensino, nomeadamente os focados na autonomia dos alunos, no trabalho em equipa e na melhor articulação teórico-prática das disciplinas;
    j) Observação de novas formas de organização escolar que facilitem o trabalho interdisciplinar (entre professores e entre disciplinas);
    k) Mecanismos para a coordenação de avaliação, inovação e integração de melhorias de forma transversal, abrangendo não apenas a docência, mas outros departamentos e grupos, como os clubes e projetos;
    l) Reforço da identidade e valores das organizações e do território por contraste e interação;
    m) Ampliada rede de contactos e parcerias para manter o processo de aprendizagem e de intercâmbio;
    n) Aprendizagem sobre delegar com eficiência.