Projetos
 
Mobility Oeste
 


 
 
Designação do Projeto | Mobility OESTE – KA102 Mobilidade para formandos e pessoal do EFP
 
Código do Projeto 2020-1-PT01-KA102-078280   
 
Data de início | 01-06-2020

Data de conclusão | 31-05-2023

Custo total elegível | 339.612,00 EUR

Apoio financeiro Erasmus + | 339.612,00 EUR (100%)  
 
 
Breve introdução

O Projeto Mobility OESTE tem como objetivo promover a mobilidade dos formandos para fins de aprendizagem, bem como dar resposta às necessidades identificadas na Região do Oeste e envolve um consórcio com 14 escolas.
 
Este consórcio pretende, com as atividades europeias de mobilidade, criar oportunidades de aprendizagem e competências aos seus alunos, passíveis de partilha junto de toda a comunidade educativa, fomentando um espaço comum de aprendizagem internacional, que se refletirá na cultura, nos valores, nas práticas e nos projetos.
 
As redes colaborativas assumem um papel crucial no desenvolvimento integrado das regiões. Cada vez mais se torna necessário a união de esforços de concentração para a promoção de estratégias concertadas e sustentáveis para toda a região. O envolvimento de diferentes atores regionais em projetos e atividades, torna-se pertinente para fazer face aos desafios atuais.

A educação é uma área muito importante no desenvolvimento social, cultural, económico, e o sucesso educativo passa, inevitavelmente e cada vez mais, pela criação de redes e o envolvimento concentrado de diferentes atores educativos, de forma a criar um ecossistema de educação.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste desempenha um papel importante na agregação de atores da região, na concertação e na promoção do trabalho em rede, investindo em diferentes áreas na promoção das redes colaborativas, tendo vindo a participar em diversos projetos e a potenciar parcerias internacionais.

Sabendo as vantagens do Programa Erasmus + na promoção do intercâmbio, cooperação e mobilidade entre os sistemas de educação e formação profissional, a OesteCIM apresentou o Projeto Mobility OESTE, de forma a colmatar as necessidades da Região em termos de atratividade do ensino e formação profissional, bem como incentivar o uso das várias oportunidades de formação profissional no contexto da aprendizagem ao longo da vida.

O Programa ERASMUS+, surge como uma forma de não só promover o ensino profissional, como para colmatar necessidades que, apesar dos avanços, ainda se verificam, tais como as competências técnicas desenvolvidas, jovens mais maduros e autónomos, jovens conhecedores de diferentes realidades e mercados, desenvolvimento de línguas estrangeiras, jovens mais participativos, tolerantes e felizes.